Início Blefaroplastia Sobre Procedimentos Blog Contato

REMOÇÃO DE CALÁZIO

Alívio rápido e seguro para o terçol persistente

O procedimento de remoção de calázio é uma solução simples e eficaz para tratar o nódulo e a inflamação persistente na pálpebra.

O que é um Calázio?

O calázio é um pequeno nódulo ou inchaço que surge na pálpebra, causado pela inflamação de uma glândula (glândula de Meibomius) que produz gordura. Quando essa glândula entope, o conteúdo se acumula, formando um cisto.

Muitas vezes é confundido com o terçol (hordéolo), que é uma infecção bacteriana aguda. O calázio é o nódulo inflamatório que persiste *após* a fase aguda ou que se forma lentamente sem infecção.

Ilustração de um Calázio na pálpebra

Quando a remoção cirúrgica é indicada?

Embora muitos calázios desapareçam com tratamento clínico (compressas mornas, pomadas), a cirurgia é recomendada quando:

Não desaparece sozinho

O nódulo persiste por semanas ou meses, mesmo com o tratamento clínico.

Causa desconforto

O calázio é grande, causa sensação de peso, pressão no olho ou astigmatismo (visão embaçada).

Compromete a estética

O nódulo é visível e causa desconforto estético ao paciente, afetando sua autoconfiança.

Como o calázio é removido?

A remoção de calázio é um procedimento muito rápido e seguro, realizado no próprio consultório (ou centro cirúrgico, dependendo do caso) com anestesia local.

Uma pequena incisão é feita, geralmente pela parte de dentro da pálpebra (via transconjuntival), o que evita cicatrizes visíveis na pele. O conteúdo da glândula é drenado e a cápsula inflamatória é removida. Não há necessidade de pontos na maioria dos casos, e o paciente retorna para casa no mesmo dia.

Demonstração da cirurgia de remoção de calázio

Resultados que trazem alívio

Veja como a remoção do nódulo restaura a aparência natural da pálpebra.

Dúvidas Frequentes

Respostas para as perguntas mais comuns sobre o procedimento.

O procedimento dói?

Não. A cirurgia é feita com anestesia local (gotas e/ou injeção) para garantir que você não sinta dor. Pode haver um leve desconforto após o efeito da anestesia passar, que é facilmente controlado com analgésicos comuns.

Vou precisar usar tampão no olho?

Sim, geralmente é aplicado um curativo oclusivo (tampão) que permanece por algumas horas ou, no máximo, até o dia seguinte, para proteger a área e diminuir o inchaço.

Como é a recuperação?

A recuperação é muito rápida. É comum haver um pouco de inchaço e hematoma no local, que desaparecem em poucos dias. Você usará colírios e pomadas antibióticas e anti-inflamatórias por cerca de uma semana. O retorno às atividades normais é quase imediato.

Pronto(a) para se livrar desse incômodo?

Se você tem um nódulo persistente na pálpebra, agende uma avaliação. Vamos resolver esse problema de forma rápida e segura para devolver seu conforto.